Mercado da Estética - Venda de Voucher
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O mercado da beleza é um dos que mais está sofrendo com a crise gerada pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Pensando em estratégias comerciais/marketing para superar este momento de queda nos atendimentos, alguns profissionais de estética estão aderindo à venda de Vouchers.
O que é o Voucher?
O Voucher é um vale que assegura um crédito para futuras despesas com mercadorias ou serviços.
O profissional que aderir a esse tipo de prática comercial em sua clínica ou espaço estético precisa oferecer descontos especiais, como por exemplo, um Voucher de R$100,00 por apenas R$80,00. Desta forma o cliente ficará satisfeito em adquirir um vale tratamento com desconto especial e o profissional ficará satisfeito, pois estará recebendo o valor pago do Voucher agora, neste momento de baixa das vendas de tratamentos estéticos.
Veja abaixo como criar uma campanha de Vouchers para seus clientes
1. Definir qual desconto/benefício deverá ser concedido
Algumas perguntas devem ser feitas para realizar um bom briefing para essa campanha. São elas:
- Quanto o desconto que darei no Voucher interfere na minha margem de lucro?
- Esse desconto é interessante para fazer com que o meu cliente efetue a compra de um Voucher comigo?
Atenção: Além do desconto oferecido no Voucher é possível também oferecer um tratamento simples como bônus.
2. Crie um regulamento consistente
O regulamento de utilização do Voucher é fundamental para que você tenha um controle total da campanha.
Aqui vão algumas dicas importantes para a criação do regulamento:
- Descreva a mecânica da campanha minuciosamente;
- Coloque uma data de início e de fim. Isso é importantíssimo por dois motivos: Criar o gatilho de urgência no consumidor e resguardar o seu cliente no caso do fim da campanha.
Ex: compre um Voucher até 30 de abril de 2020 e utilize ele em qualquer tratamento estético na clínica até o final de 2020.
- Coloque no regulamento e no cupom as frases que limitem a campanha, por exemplo “desconto não cumulativo” e “um cupom por CPF/CNPJ”;
- Publique esse regulamento em um lugar visível.
3. Em quais canais divulgarei minha campanha de Voucher?
Já sabemos que vamos criar uma mecânica online para atrair o público que compra no offline, correto? Precisamos saber onde está o consumidor do seu cliente. Os canais mais comuns de divulgação são as redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp).
4. Crie o Voucher
Pense nos dados que são importantes para que o seu cliente saiba mais sobre o Voucher dele. Esse é um momento importante de troca, então nesse caso é possível inclusive extrair informações consideradas mais sensíveis, como telefone e outras informações de perfil de consumo.
Os Vouchers não são só para aquelas pessoas que vivem procurando descontos. Eles são uma ótima maneira de atrair novos clientes, aumentar o movimento na clínica, motivar os clientes antigos ou divulgar a sua clínica. É uma tática de marketing muito útil para empresas e profissionais autônomos.
Para a criação gráfica do Voucher procure sites que ofereçam esse serviço de criação de arte gráfica. Veja abaixo alguns exemplos:
- Canva;
- Ahazou.
5. Comunicar os envolvidos na operação
A comunicação de toda equipe sobre a venda do Voucher do seu cliente é fundamental para que a promoção funcione.
Comunicação nunca é demais! Incentive seu cliente a utilizar um sistema de comunicação interna (se houver), email, add-ons no sistema de vendas etc.
Crie um FAQ e o distribua nos mesmos locais em que foi divulgada a campanha. Assim os funcionários podem consultar a qualquer hora e momento o regulamento.
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