Effect HTM – Indicações da Radiofrequência

Tempo de leitura: 7 minutos

A radiofrequência tem como objetivo de tratamento aumentar a temperatura do tecido em torno de 38°C a 42ºC, desencadeando uma sequência de reações fisiológicas que geram contração das fibras de colágeno e retração da pele, evidenciando um efeito lifting. A longo prazo estimula a formação de um novo colágeno. Além disso, o aquecimento tecidual também proporciona um aumento da circulação sanguínea e linfática, melhorando o aporte de nutrientes e oxigênio das células. Veja abaixo as indicações de tratamento de radiofrequência.

 

Indicações do aparelho de radiofrequência Effect HTM:

– Flacidez da pele/Rugas;

– Fibro Edema Gelóide (Celulite);

– Acne Vulgar e Cicatrizes;

– Remodelamento Corporal;

– Estrias;

– Estética íntima.

 

– Flacidez da pele/Rugas
O fotodano se reflete em envelhecimento facial. As linhas finas e rugas dinâmicas são as primeiras manifestações; quando o processo continua, tornam-se mais profundas e mais estáticas, especialmente ao redor dos olhos, fronte, glabela, mandíbula inferior em ao redor da boca. Como o sistema de apoio diminui mais profundas as linhas irão ficar. Frouxidão das bochechas ocorre mais tarde e tende a ser mais grave em indivíduos dotados de adicional tecido adiposo subcutâneo facial.

O colágeno, que compreende mais de 90% das proteínas totais da pele, torna-se desorganizado. Na pele envelhecida cronologicamente, a atrofia da epiderme é notada, com achatamento da junção dermo-epidérmica, bem como diminuição do número de fibroblastos e níveis de colágeno. Em contraste, a pele envelhecida pela luz pode ser associada a qualquer aumento da espessura da epiderme ou atrofia epidérmica pronunciada. Flacidez do pescoço, facial, corporal ou redundante é uma das principais características do envelhecimento.

A radiofrequência Effect HTM oferece um método não invasivo de tonificação da pele e tecido mole, causando redução das rugas nasolabiais, da papada e melhora da definição do ângulo cervicomentoniano, sem que necessite de tempo de recuperação significativa e sem complicações.

A capacidade de produzir colágeno decorrente da desnaturação térmica no sistema músculo-aponeurótico superficial para induzir a contração e tonificação do tecido é uma atraente tecnologia que tem implicações significativas para o rejuvenescimento facial estético. Um efeito tensor imediato é observado devido à redução de feixes de colágeno e, mais tarde, o efeito decorrente da cascata inflamatória no local devido ao aquecimento, leva a síntese de um novo colágeno.

O efeito térmico depende das características de condutividade do tecido tratado. Quando aquecido, fibras de colágeno se contraem, causando enrijecimento do tecido. As fibras de colágeno são compostas de uma tripla hélice de proteínas, com ligações entre cadeias, criando uma estrutura cristalina. Os estudos indicam que fibras de colágeno, durante o aquecimento irá se contrair devido à ruptura de ligações de hidrogênio intramoleculares, induzindo a imediata tonificação do tecido. A tripla helicoidal estrutura assume forma de bobina. As cadeias se dobram e assumem uma configuração mais estável, criando espessamento e encurtamento das fibras de colágeno. Exceder o limite crítico de calor, no entanto, provoca a desnaturação completa das fibras de colágeno. O calor excessivo pode causar a morte celular generalizada e desnaturação da proteína, conduzindo a cicatriz.

– Fibro Edema Gelóide (Celulite)

O campo electromagnético induz a oscilações de rotação em as moléculas de água. Tais oscilações ultrarrápidas produzem calor, dissipada em seguida ao redor do tecido. As ondas produzidas por este dispositivo é controlada de modo a permitir a penetração de calor para tecidos. Assim, estruturas mais profundas da pele podem ser eficazmente aquecida, resultando na potencial utilidade deste dispositivo para o tratamento do FEG.

O emprego da Radiofrequência Effect HTM terá pelo menos dois objetivos: a resolução da fibrose, a qual caracteriza o aprisionamento dos adipócitos e linfa; e a própria facilitação da drenagem.

– Acne Vulgar e Cicatrizes

A acne é uma é doença inflamatória crônica que acomete a unidade pilossebácea. Sua etiopatogenia está diretamente relacionada à interação de quatro fatores principais, a produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas; a hiperqueratinização folicular; a colonização bacteriana do folículo sebáceo; e a liberação de mediadores da inflamação no folículo e derme adjacente. O resultado da melhora da acne é atribuído à uma diminuição da atividade da glândula sebácea e consequentemente, uma redução da oleosidade.

A melhora da aparência das cicatrizes da acne está relacionada ao estímulo à síntese de colágeno.

– Remodelamento Corporal 

O problema estético com que se debate a maior parte dos obesos que perdem peso graças a programas alimentares combinados com a pratica de exercício físico, consiste na impossibilidade de eliminar a gordura localizada em determinadas áreas, tais como abdômen, glúteos e coxas. A eliminação da gordura acumulada nestas regiões não se resolve apenas com dietas controladas, mas exige um tratamento complementar de redefinição do contorno corporal.

O uso da Radiofrequência Effect HTM numa região com adiposidade localizada sugere gerar um estímulo que seja capaz de produzir aumento do fluxo sanguíneo que aumenta a lipólise através do estímulo das catecolaminas disponíveis. Devido ao trauma térmico nas células de gordura, há liberação de gordura e gliceróis pela enzima lipoproteína lípase. Segundo a Lei de Van Hoff, o incremento de temperatura de 4º C é suficiente para produzir o aumento do metabolismo na ordem de 200 a 300% comparado ao metabolismo normal.

– Estrias

Outra possibilidade de uso da Radiofrequência Effect HTM é na tentativa de correção das estrias atróficas, em qualquer estágio. Se considerarmos os fatores desencadeantes das estrias como os efeitos gerados pela radiofrequência, fica clara sua indicação. O tratamento é simples e os resultados podem ser observados no transcorrer das sessões. É interessante proceder a radiofrequência uma microdermoabrasão. Também se pode intercalar aplicações de microgalvanopuntura, nesse caso o uso da radiofrequência sobre o mesmo
local somente deverá ocorrer em pelo menos 3 dias após esse procedimento.

– Estética Íntima

Nas últimas décadas, o papel das mulheres no comportamento sexual sofreu mudanças culturais significativas. Essas mudanças estão associadas ao aumento na mídia da exposição dos órgãos genitais femininos. No Brasil, há um número cada vez maior de mulheres à procura de profissionais para o “Barbie doll look” da região íntima, isto é, a vulva perfeita.

Assim como as outras partes do corpo, a região íntima feminina envelhece e sofre alterações decorrentes da idade. A genitália externa perde volume e ganha flacidez, principalmente nos grandes lábios vulvares. Os grandes lábios são dobras formadas por tecido adiposo e conjuntivo, estendendo-se do púbis até o períneo. Externamente são cobertos por pele e pelos.

Atualmente há um interesse crescente por intervenções com o objetivo de rejuvenescer a pele de uma forma segura, eficaz e com um mínimo de efeitos colaterais e/ou adversos.

Os métodos não cirúrgicos e não invasivos têm sido um atrativo devido a um baixo risco de efeitos indesejáveis e por não possuir downtime. A radiofrequência é utilizada desde 2003 com finalidade estética para o rejuvenescimento da pele do rosto, membros e abdômen.

Os efeitos térmicos da RF promovem uma contração imediata das fibras de colágeno e posterior neocolanogênese e elastogênese.

A turgescência associada à diminuição das pregas cutâneas dos grandes lábios, a maior produção de fibras elásticas, responsáveis pela elasticidade cutânea e a redução da flacidez tissular dada pelo aumento da produção de fibras colágenas, promovem um melhor aspecto da pele da região.

 

NOTA! Para cada indicação, se faz necessário obedecer aos parâmetros que permitem elevar a temperatura tecidual nos limites seguros, evitando respostas excessivas, as quais podem agravar o quadro, ou seja, somente utilizar o recurso quando o aumento da temperatura tecidual é permitido e quando se faz necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *