1º Mês de Vida » Movimento e Desenvolvimento

Tempo de leitura: 2 minutos

No seu primeiro mês de vida do bebê começa a ocorrer algumas alterações, dentre as quais o fato do bebê tornar-se mais alerto e visualmente atento, além de começar a responder e se adaptar ao meio ambiente (BLY, 1994).


Neste período o bebê está mais móvel e estendido se comparado com o momento logo após o nascimento. Isso se deve à diminuição do tônus flexor fisiológico.

O campo visual do bebê de um mês é de 40 a 50 cm de distância (FLEHMIG).

* Supino (Deitado de barriga pra cima)

– Cabeça

A cabeça encontra-se frequentemente girada para um dos lados devido o aumento da mobilidade e à falta de controle motor dos músculos flexores do pescoço (BLY, 1994).

O interesse visual pode fazer com que o bebê gire a cabeça lateralmente, provocando, desse modo, o Reflexo Tônico Cervical Assimétrico (RTCA) que pode estar presente nos primeiros meses, mas é mais evidente no segundo mês (BLY, 1994).

– Membros superiores

Já pode ser observada uma maior rotação externados ombros. Os dedos continuam flexionados e apesar disso o bebê de um mês de vida não tem controle de mão, sendo que abre e fecha as mãos assim como segura objetos em resposta ao reflexo de preensão palmar (BLY, 1994).

– Membros inferiores

Pode ser observado um aumento de abdução e rotação externa do quadril além de uma extensão maior se comparado ao recém-nascido (BLY, 1994).

* Prono (Deitado de barriga pra baixo)

O bebê em prono se encontra mais próximo da superfície e com a coluna e pelve mais estendidas devido a diminuição do tônus flexor fisiológico.

– Cabeça

A cabeça está quase sempre rodada para um dos lados, sendo que algumas vezes o bebê é capaz de erguê-la com intuito de altera-la de lado.

– Membros superiores

O bebê de um mês não apresenta uso funcional dos membros superiores em prono. A extensão ativa dos cotovelos está aumentada, os punhos permanecem estendidos e os dedos fletidos (BLY, 1994).

– Membros inferiores

O chutar ainda está presente na posição de prono, mas é menos vigoroso que no neonato (BLY, 1994).

* Puxado para sentar

Nesse movimento pode ser observado um total atraso da cabeça., contudo, o bebê está mais alerto e parece tentar ajudar.

* Sentado

Quando o bebê é mantido sentado sua cabeça pende para frente ou para um dos lados (BLY, 1994; FLEHMIG).

Quando solto, o bebê de um mês cai para frente, pois não apresenta controle de tronco (BLY, 1994).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *